LIVROS


Inês Henriques na "A tarde é sua" (TVi)


Depois de apresentar no Arte Estúdio Imaginário o livro "Trazer o ouro ao peito", Inês Henriques iniciou um périplo de apresentação do livro em programas de televisão e esteve também na Fnac (onde, de resto, o livro pode ser comprado).

Na fotografia, podemos ver a Inês no programa "A tarde é sua", da TVi.

A autora, que nos últimos anos trabalhou como jornalista de desporto, escreveu este livro com o intuito de contar a história de um conjunto de atletas paralímpicos. Apesar do tom de superação sobre a dificuldade patente em todos os testemunhos, percebe-se intenção da escritora em olhar estes atletas nos olhos, ao mesmo nível, sem condescendências. Porque a diferença, somos nós que a criamos, assim parece entender a Inês.






Texto: José Imaginário

**********************************************************************************
"O País de Cartolina"?...


Sim. Em breve daremos a conhecer um pouco mais sobre este projecto, um Livro Musicado, que também é um espectáculo ao vivo.

A primeira edição esgotou, mas contamos que possa vir a ser disponibilizada uma nova edição, para que mais gente possa viajar através da história, música e ilustrações contidas nestas páginas.


***************************************************************************
"Trazer o ouro ao peito": reconhecimento pelo mérito

Inês Henriques

As 88 medalhas conquistadas pelos atletas paralímpicos portugueses, foram o ponto de partida para o livro que a Inês Henriques nos apresentou no dia 13 de Agosto. Esta obra, reflecte a visão que transmitiu durante a conversa que teve com o Arte Estúdio, perante uma plateia atenta: não existem "coitadinhos" entre estes atletas, cujas histórias de conquistas são de superação, sim, mas pelo mérito desportivo. Não existe lugar a condescendência.

"Somos nós que os tornamos diferentes", garantiu a Inês, jornalista com percurso inteiramente ligado ao jornalismo desportivo. Não é o facto de terem características físicas menos comuns que cria essa diferença, mas sim a forma como são vistos, como são encarados e tratados, de acordo com a sua explicação.

Contou algumas histórias sobre cada um destes atletas que escolheu para abordar nas cerca de 180 páginas que escreveu, revelando um pouco daquilo que pode ser lido na sua estreia como autora de não-ficção em livro.

A forma contagiante como a Inês fala sobre este tema deixou todos os que estiveram no Arte Estúdio no dia 13 de Agosto com vontade de ler o livro e de saber mais sobre este assunto. Resta-nos informar que a obra, "Trazer o ouro ao peito", já está disponível nas principais livrarias do país e sugere-se a sua compra, pois promete dar-nos um outro olhar sobre os atletas paralímpicos.










(Coordenação, moderação e texto: José Imaginário // Fotografia: Francisco Lança)

**********************************************************************************************************

Ouvir e conversar com a INÊS HENRIQUES, 
sobre o seu recém publicado livro "TRAZER O OURO AO PEITO", 
em que podemos ler os seus relatos sobre o desporto paralímpico.

Sem comentários:

Enviar um comentário