CINEMA

PASSADO AEI: VER E FALAR CINEMA DE ANIMAÇÃO

No final de uma tarde de Verão, vê-se e fala-se cinema de animação.


PASSADO AEI: OS FILMES DO BAÚ 


Antes, entre e depois de tirarmos os filmes do baú, tivemos conversa, pipocas, chá, café e bolo.





Projecção de cinema de animação

No dia 5 de Dezembro de 2015 o AEI reservou uma tarde para se dedicar ao cinema de animação, com a projecção de uma curta-metragem e uma oficina de brinquedos ópticos.

A curta exibida foi "A minha casinha", da realizadora Raquel Atalaia, com produção de António Costa Valente.

"Era uma vez uma menina que vivia no mundo da lua e era muito distraída. Um dia resolveu deixar a sua lua e procurar uma casinha", escreveu a autora, que depois da projecção conversou com os espectadores e contou como foi esta experiência de realizar um filme de animação, no que foi a sua estreia no mundo da realização de filmes animados.

A conversa desenvolveu-se e acabou por se misturar com a oficina, que se transformou numa partilha de conhecimentos sobre esta área do cinema, já que para além dos curiosos que estiveram na sala, mais realizadores de cinema de animação marcaram presença no evento.



Coordenação: Joana Imaginário e Francisco Lança
Reportagem: José Imaginário
Fotografia: José Imaginário

********************************************************************************
Francisco Lança: realizador de "Bruxas"

Estes desenhos são da autoria de Francisco Lança, realizador de cinema de animação, que é também ilustrador, desenhador, artista visual.

Fazem parte de um dos seus filmes, "Bruxas". 

Este título conta uma história sobre aventura e ilusões, com uma mensagem educativa sobre ambição e expectativas.

São também do Francisco os filmes produzidos pelo Arte Estúdio, desde as "promos" às reportagens pós-eventos, às entrevistas em vídeo.

Quer saber mais sobre este autor e sobre o filme "Bruxas"? Visite-nos, fale connosco, conheça as nossas pessoas.
 

********************************************************************************************************
PASSADO AEI: CURTAS

O Festival de cinema de Avanca mostra no Arte estúdio Imaginário uma seleção dos filmes premiados na edição de 2016. A presença do diretor do Festival proporcionará uma conversa sobre a atividade cinematográfica em Portugal.

O AEI realizou sessão de curtas para os mais novos e os mais 
crescidos de documentário. Como exemplo, o documentário "AFinandoPessoas, Pássaros e Flores" realizado por Luís Margalhau sobre a figura extraordinária de Paulo Maria Rodrigues. 

Para quem gosta de fotografia, o filme “Nelly” é uma festa para o olhar. Premiado no festival de cinema de Avanca 2016 será uma das curtas a exibir dia 24 no programa para adultos pelas 18h na Arte Estúdio Imaginário. Um carro avança na neve. Atrás da roda, está Nelly. Tem treze anos e quer voltar para casa.





Sem comentários:

Enviar um comentário